quinta-feira, 21 de maio de 2009

Plano de Ação envolve família e escola no combate à violência, evasão e repetência















A 27ª Promotoria de Justiça / Vara da Infância e Juventude elaborou um plano de ação para implantar o projeto, que está sendo chamado de “Ministério Público em favor da permanência e do sucesso do aluno na escola”. Depois de estabelecer parceria com as secretarias de Educação do Estado e da Capital, foram mobilizados os diretores das duas redes.

Em um primeiro encontro ontem (18), eles apontaram ao promotor o que consideram urgências em relação a situações que ocorrem dentro ou fora da sala de aula e que prejudicam o comportamento e o desempenho dos estudantes. Segundo o promotor Sérgio Fernando Harfouche, das 40 prioridades apontadas será preciso reduzir para as situações consideradas “hemorrágicas”.

No encontro desta terça-feira, com cerca de mil professores, teve início uma nova etapa para colher sugestões que se subsidiarão determinações da Promotoria para aplicação imediata. Na fase seguinte, a promotoria vai para as escolas, na Capital e no Interior, para encontros com pais e alunos.


“Você, professor, vai nos dizer o que precisa para resgatar o controle de sua sala de aula. Com essas informações vamos encaminhar Inquérito Civil Público com foco no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, e, vejo também que será preciso ações para a educação infantil”, explicou Sérgio aos educadores. Inicialmente estará disponível um e-mail e depois um site que funcionarão como linha direta entre as escolas e a Promotoria para encaminhamento de denúncias e informações.

Fonte:Gizele Cruz de Oliveira, do Notícias MS