quinta-feira, 21 de maio de 2009

Projeto "Recreio lúdico e criativo é a gente que faz"



Lançado no último dia 29, o projeto “Recreio lúdico e criativo é a gente que faz” reuniu terça-feira, dia 19, os 167 monitores e inspetores escolares da Rede Municipal de Ensino (Reme). O evento teve início às 8:00 horas, no auditório do Centro de Convenções Gunter Hans, no Hospital São Julião. O objetivo do projeto é incentivar os educadores a desenvolver brincadeiras e atividades lúdicas durante o intervalo das aulas (recreio).

Durante a capacitação, os monitores e inspetores foram instrumentalizados para o desenvolvimento das atividades. Na abertura, houve palestra sobre “A importância da brincadeira na infância”, com a professora e doutora Sandra Dietrich. No período da tarde, aconteceram oficinas sobre construção de brinquedos. “Durante as oficinas esses educadores aprenderão a desenvolver brincadeiras com diversos tipos de material, entre eles, boliche com garrafa de plástico, bolas de meia e outros”, adiantou a coordenadora do Centro de Formação para a Educação da Reme, Sandra Rose.

“As atividades recreativas fazem do recreio um momento escolar com maior segurança, qualidade e opções de lazer coletivas, que propiciam inter-relações. Esse resgate de jogos e brincadeiras permite por parte dos educadores observar a permanência e mudanças de cada aluno”, afirmou a coordenadora.

Para coordenadores, cada escola indicou professores das áreas de Educação Física e/ou Artes para assumir o projeto. Os professores que aceitaram o desafio reuniram-se no auditório da SEMED na última quinta-feira,dia 14, às 07:30 para discutir a implemetação do projeto nas escolas.